Notícia

AVANÇARAUCÁRIA

quinta, 04 de julho de 2019
Primeira diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico toma posse em grande evento com palestra de William Waack

02/07 - Posse do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária, com a presença do jornalista William Waack, empresários, poder público e entidades representativas de classe.

O intenso trabalho de mobilização realizado ao longo de um ano pelo Comitê Organizador do Avançaraucária (composto pela Prefeitura, Câmara Municipal, Aciaa, Aeciar e Sebrae) resultou, nesta terça-feira (02), na posse da 1ª diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. A cerimônia de posse contou com mais de 400 participantes; sendo mais de 350 empresas representadas. Durante a cerimônia ocorreram ainda a assinatura de um termo de cooperação técnica visando desenvolver ações de inovação e de um protocolo de intenções para a instalação de um Laboratório de Serviços Técnicos nas instalações do Espaço de Inovação de Araucária. A palestra magna com o jornalista William Waack foi um dos pontos principais do evento.
No Auditório da Unifacear, a posse do conselho do Avançaraucária tornou-se um marco pelo trabalho que precedeu este momento. Ao longo de um ano, o comitê organizador do Avançaraucária realizou cerca de 40 reuniões, mais de 70 entrevistas com representantes da sociedade civil de Araucária, um concurso cultural que envolveu 1.400 alunos do 5º ano de escolas públicas e particulares (600 trabalhos apresentados), dois workshops com a participação de 110 lideranças e a elaboração do planejamento estratégico com mais de 60 participantes, entre outras ações. 
Por diversas vezes, o "Avançaraucária" vem mobilizando diversos setores de Araucária para planejar as diretrizes para o desenvolvimento do município pensando nas próximas décadas; um planejamento que vai muito além de um planejamento de governos. A visão de futuro, construída com o poder público e sociedade civil, é de se chegar a uma "Araucária símbolo de qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e modernidade, excelência em educação, inovação e biotecnologia, desperta aos desafios do mundo". Escolhido para ser o primeiro presidente do Conselho do Avançaraucária, Pedro Luiz Fernandes (vice-presidente para América Latina da Novozymes), destacou a importância do momento de estímulo ao desenvolvimento de Araucária: "Nós temos a responsabilidade de fazer acontecer. Paremos de reclamar a vamos arregaçar as mangas", afirmou aos presentes. 
Um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura, Sebrae e Tecpar foi assinado durante o evento desta terça-feira e dará início a ações para estabelecer um Espaço de Inovação de Araucária. Já estão em andamento também ações (uma parceria entre Prefeitura e Sebrae) para capacitações de empreendedores da cidade quanto do campo. Na ocasião, também foi firmado o protocolo de intenções entre o Avançaraucária e a empresa Novozymes para a instalação de um Laboratório de Serviços Técnicos nas instalações do Espaço de Inovação de Araucária.
Palestra - Um dos momentos mais aguardados da solenidade, a palestra com o jornalista William Waack foi marcada pelo bom-humor para tratar de desafios para o crescimento do Brasil. Entre os pontos destacados por Waack esteve a relação entre o executivo e o Congresso Nacional, além do sistema de governo brasileiro. Para o jornalista, a política brasileira está mudando porque as pessoas passaram a se engajar mais. Waack encerrou sua fala desejando que os exemplos que viu em Araucária se multipliquem e respondeu a perguntas do público. 
Conselho - A lei n° 3.484, de 13 de junho de 2019, instituiu o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária. Conforme esta lei, o Conselho terá caráter deliberativo e consultivo "para elaborar e monitorar o planejamento estratégico, formular e fazer executar as políticas, programas e projetos voltados ao desenvolvimento econômico sustentável do Município".

Fonte: https://araucaria.atende.net/?fbclid=IwAR0J3kzemDlOAiJBd2E69rVoQg3jTHG4LOALoW21Pccn7hze449rbMaG9zo#!