Notícia

Mau cheiro na Cidade

quarta, 10 de julho de 2019
Moradores do Iguaçu se reúnem para reclamar de mau cheiro oriundo das ETE´s (Sanepar)

Os diretores da ACIAA, Adilson Basso e Péricles Alves Pinto, participaram de uma reunião (24/06) que abordou o "Mau cheiro oriundo das ETEs da Sanepar", no Município de Araucária.

Mais de 60 pessoas participaram da reunião para reclamar de um problema que há muito vem causando transtornos para quem reside na região, o mau cheiro proveniente das ETE´s - Estações de Tratamento de Esgoto que atinge o Jardim Iguaçu, arredores e centro de Araucária.

Faz algum tempo que os moradores têm pedido a extinção do mau cheiro e, de acordo com Denis Basso, outro agravante é o contrato da Sanepar prestes a ser renovado por mais 30 anos para atender o plano municipal de saneamento básico e que, em sua revisão, sonegou informações importantes no relatório final.

Sabe-se que há meses os vereadores discutem um projeto de lei que autoriza o Município a renovar, com a Sanepar, a concessão para exploração de água e esgoto na cidade.

Grande parte dos moradores do Iguaçu defende que haja uma cláusula ou algum tipo de instrumento, neste projeto de lei, que condicione a renovação da concessão à resolução do problema do mau cheiro.

Durante a reunião, os cidadãos presentes aprovaram uma pauta concordando com a seguinte demanda comum e única: "a extinção completa dos odores provenientes da operação do sistema pela Sanepar nos bairros Cachoeira, Centro, Iguaçu, Porto Laranjeiras e Sabiá". Nesse sentindo, entendendo que:

1- não compete ao cidadão a indicação técnica da solução;

2- não há justificativas para aceitação da situação atual;

3- não há indicação da solução até o momento;

4- a demanda constou do plano de saneamento;

5- não há associação entre os cidadãos (demandantes) a nenhum partido político;

6- não há associação entre cidadãos demandantes e entidade de classe, profissional e/ou terceiro setor;

7- é necessária maior exposição desta demanda dentro do Município;

8- é necessário definição de uma agenda futura de ações.

Fonte: