Notícia

Feira de Empreendedorismo em São Paulo

domingo, 06 de outubro de 2019
Empreendedores de Araucária retornam da maior feira de empreendedorismo

Empreendedores de Araucária retornam da maior feira de empreendedorismo da América Latina com novas experiências, perspectivas e contatos ampliados.

Os dois dias de longa caminhada pelos 45 mil m² do pavilhão e as muitas horas de escuta de cases de sucesso e de ideias inovadoras empolgaram os empreendedores de Araucária que reservaram o fim de semana (05 e 06) para participar da Feira do Empreendedor, em São Paulo, a maior feira deste tema na América Latina. A viagem a este grande evento ocorreu graças a uma parceria entre a Prefeitura de Araucária e o Sebrae/PR, por meio do programa Avançaraucária. As 120 pessoas que fizeram parte da comitiva tiveram a oportunidade de acompanhar palestras e consultorias com profissionais referência em cada área, vivenciar experiências inovadoras e ampliar a rede de contatos.

A feira contou com uma série de modelos de negócios bem sucedidos, compartilhamento de casos inspiradores, além de oficinas. Para a empresária Carla Arieta, a oportunidade de participar deste evento proporcionou um novo olhar sobre coisas que, até então, pareciam óbvias para ela. "Quando você sai da sua zona de conforto você visualiza melhor", explicou. Segundo ela, as palestras ajudaram a "potencializar a tomada de decisões".

O empresário Relbert Rosa e Silva conta que acompanhou palestras e outros eventos sobre e-commerce. "Fui focado nas vendas pela internet. Retorno com bagagem de conhecimento e parcerias", afirmou. Outra da comitiva interessada em assuntos do meio online foi Rosa Tanaka Zelaga. Ela destacou que as palestras foram "bastante interessantes" e focaram que a "sobrevivência da empresa" está na rede digital. "A gente já está se preparando para isso [e-commerce]", revelou a empresária.

Já Gláucio Karas considerou que produtos e informações podem ser encontrados na internet, mas a feira mostrou-se importante porque "dá a oportunidade de uma conversa direta com as pessoas sobre aquilo que você já tinha interesse", além disso proporciona a captação de novas ideias.

Confiança e contatos - O amplo trabalho de mobilização de empresários locais, que vem ocorrendo há cerca de um ano, tem resultado em uma maior confiança de que é possível transformar Araucária em uma cidade cada vez mais empreendedora. Empresários locais revelaram durante a viagem a São Paulo que se surpreenderam positivamente com as iniciativas que vem sendo comandadas pela Prefeitura e Sebrae/PR.

"Araucária estava muito parada", resumiu Relbertque também ressaltou a atenção dada ao pequeno empreendedor: "É um grande passo para desenvolver o comércio local". Gláucio revelou que "não acreditava muito no Avançaraucaria" porque já houve ações anteriores que não tiveram continuidade. "É a primeira vez que vejo uma missão como essa [viagem a São Paulo]. Vai mudar a visão do empresário na cidade", contou satisfeito. Ele também se mostrou surpreso positivamente com a adesão dos empresários das mais diversas vertentes à ideia de participar da Feira do Empreendedor. "Essa diversidade empresarial é muito legal", pontuou.

A viagem proporcionada pela Prefeitura e Sebrae/PR também foi elogiada por dar a oportunidade de possibilitar um contato melhor entre os empresários de Araucária. Ao longo dos dias de convivência, eles trocaram experiências e puderam descobrir a variedade de produtos e serviços que existem no município e que, muitas vezes, não sabiam. "A gente trocou cartão [de contato]. Não sabia que em Araucária tinha empresa de mídia digital", comentou Rosa.

 

https://araucaria.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/347

Fonte: Prefeitura Municipal de Aracária